sábado, 23 de janeiro de 2010

Metodologias inovadoras em ação: sistematização, análise e comparativo de metodologias de extensão rural agroecológica


Diante do grande número de experiências de agricultura familiar de base ecológica faz-se necessário sistematizar-las e analisar-las a fim de difundi-las. Desta forma, o Projeto: Metodologias inovadoras em ação: sistematização, análise e comparativo de metodologias de extensão rural agroecológica, propõe-se a sistematizar, analisar e traçar comparativos das metodologias de extensão rural agroecológica no âmbito da nova ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) das experiências desenvolvidas nos Estados do RN, CE e PE, bem como avaliar os resultados de algumas experiências gerados ao público beneficiado pelas metodologias.

Esta proposta será executada por uma equipe multidisciplinar composta por uma rede de pesquisadores da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Núcleo da UNITRABALHO da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Núcleo de Economia Solidária da Universidade Federal de Pernambuco (NECSO/UFPE), já articulados através de projetos, intercâmbio e publicações em parcerias. Assim, as ações propostas contribuiriam para estreitamento dos laços desta rede de pesquisadores no âmbito das temáticas desenvolvimento rural sustentável e organização social rural. Bem como, durante o processo de execução será promovido um diálogo com a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e seus elos estaduais, bem como com a Articulação do Semi-Árido (ASA) nos estados de execução da pesquisa.

A partir dos resultados gerados por esta pesquisa buscar-se-á contribuir para a divulgação e avaliação das metodologias de extensão rural agroecológica e os resultados de algumas experiências gerados junto ao público beneficiado.

Equipe do Projeto:

Washington José de Souza
[Coordenador] (Administrador/Pós-Doutor em Gestão Social | UFRN)
Thiago Ferreira Dias
(Administrador/Doutorando em Administração | UFERSA e UFRN)
Fernando Porfírio Soares de Oliveira
(Tecnólogo em Cooperativismo/Mestre em Eng. da Produção | UFERSA)
Leonardo Querido Cardenas
(Economista/Mestre em Administração | UFERSA)
Tarcísio Patrício de Araújo
(Economista/Doutor em Economia | NECSO/UFPE)
Ana Cristina Brito Arcoverde
(Assistente Social/Advogada/ Doutora em Sociologia | NECSO/UFPE)
Éder Lira de Souza Leão
(Economista/Mestrando em Administração e Desenvolvimento Rural/UFRPE | NECSO/UFPE)
Juarez de Azevedo Paiva
(Administrador/ Mestrando em Administração - UFRN)
Michelle Midori Morimura
(Bióloga/Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente | NECSO-UFPE)
Renata Carneiro de Holanda
(Licenciada em Letras/Mestra em Extensão Rural de Desenvolvimento Local/UFRPE | NECSO/UFPE)
Abdon Silva Ribeiro da Cunha
(Administrador/Mestrando em Administração | UFRN)
Sandro Marcilio de Oliveira Filho
(Administrador | UFRN)

0 comentários:

O NECSO, um dos grupos de pesquisa da UFPE, criado em 2004 e devidamente registrado no Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq), vem trabalhando tendo como fio metodológico a combinação entre pesquisa e extensão. Trata-se de envolver professores (pesquisadores) e estudantes (pesquisadores em formação) na tarefa de implementar uma ação social – ao mesmo tempo em que seja desenvolvido um trabalho de avaliação dessa ação.

Contato: necsoufpe@gmail.com

Mural do NECSO!