quarta-feira, 15 de julho de 2009

Dissertação sobre protagonismo juvenil e desenvolvimento local é derivada de projeto do NECSO

No dia 24 de Julho - pela manhã - a pesquisadora do NECSO, Renata Holanda defendeu a dissertação "Protagonismo Juvenil Feminino, Extensão Rural e Desevolvimento Local: Experiências e Economia Solidária e Agroecologia na Zona da Mata de Pernambuco".
Local: Sala de Seminários, Prédio do Departamento de Educação da UFRPE.

A dissertação é derivada do projeto de extensão realizado pelo NECSO em 2007 intitulado "Jovens Agricultores Comunicando e Protagonizando a Economia Solidária e Agroecologia". Neste projeto foram desenvolvidos duas atividades justapostas, a formação de jovens dos sítios de Lagoa do Itaenga e na organização e apoio a Feira de Economia Solidária e Agroecologia (ver: http://www.feiraecosol.blogspot.com/)
A pesquisa de Renata Holanda buscou analisar como as experiências coletivas desenvolvidas numa associação de produtores estimulam o processo de protagonismo juvenil feminino na perspectiva da economia solidária e da agroecologia.
A pesquisa foi orientada pelo Professor Paulo de Jesus, e teve como membros da banca os professores: Paulo Henirque Martins (Sociologia - UFPE), Rosinha Barbosa (Psicologia - UFPE) e José Nunes da Silva (Educação - UFRPE).

0 comentários:

O NECSO, um dos grupos de pesquisa da UFPE, criado em 2004 e devidamente registrado no Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq), vem trabalhando tendo como fio metodológico a combinação entre pesquisa e extensão. Trata-se de envolver professores (pesquisadores) e estudantes (pesquisadores em formação) na tarefa de implementar uma ação social – ao mesmo tempo em que seja desenvolvido um trabalho de avaliação dessa ação.

Contato: necsoufpe@gmail.com

Mural do NECSO!