sábado, 20 de setembro de 2008

NECSO presente no Seminário Nacional de Práticas Educativas no Movimento de Mulheres

O Núcleo de Economia Solidária da UFPE através da sua pesquisadora Renata Holanda, esteve presente no Seminário Nacional de Práticas Educativas no Movimento de Mulheres, organizado pelo SOS Corpo, realizado nos dias 10 a 13 de setembro de 2008.
Crendo no comprometimento acerca dos princípios da economia solidária, que estabelece proximidade com as manifestações feministas, nas quais contemplam a Valorização da diversidade, no sentido de que é preciso garantir espaços de atuação em que haja o reconhecimento do lugar fundamental da mulher e do feminino e a valorização da diversidade, sem discriminação de crença, cor ou opção sexual , é o que consta num dos 10 princípios da Economia Solidária, e que por meio do desenvolvimento das reflexões de ensino, pesquisa e extensão o núcleo de pesquisa busca garantir esta dialogicidade.
Outra vertente na qual faz-se necessário desdobrar-se diante das ações são as relações entre gerações, na qual a temática com e para a juventude precisa alcançar os campos de problematização. Assim, creio numa imensa relevância das contribuições e partilhas das praticas educativas ajudam-nos a perceber os caminhos e o Re-caminhar que precisamos galgar em nossas pesquisas.
O SOS Corpo disponibilizou em seu site a lista de experiências que foram apresentadas, e outras. Há uma diversidade de contribuições de instituições de todo o país, desde ONG's, Universidades, associações, grupos de teatro, etc.
A sinopse dos trabalhos pode ajudar as pessoas a localizarem grupos que atuam com metodologias participativas, as quais tenhamos interesse em compreender os processos educativos.
O NECSO está na relação do arquivo do seminário. Há uma breve apresentação sobre a experiência de extensão e pesquisa acerca do projeto realizado pela integrante do NECSO, Renata Holanda.

Consulte o site do SOS Corpo, e fique atualizado acerca da temática de Gênero:
http://www.soscorpo.org.br/

0 comentários:

O NECSO, um dos grupos de pesquisa da UFPE, criado em 2004 e devidamente registrado no Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq), vem trabalhando tendo como fio metodológico a combinação entre pesquisa e extensão. Trata-se de envolver professores (pesquisadores) e estudantes (pesquisadores em formação) na tarefa de implementar uma ação social – ao mesmo tempo em que seja desenvolvido um trabalho de avaliação dessa ação.

Contato: necsoufpe@gmail.com

Mural do NECSO!