domingo, 18 de maio de 2008

Projeto Escola Solidária

O Escola Solidária é um projeto que objetiva difundir um modelo educacional que priorize a formação de estudantes que saibam agir, operar, criar e construir coletivamente, a partir de sua realidade, tendo como principal objetivo desmistificar o princípio da competição como o ideal a ser seguido pelo indivíduo em suas relações na sociedade.
Implementado a partir da execução de oficinas educativas para crianças estudantes da Escola Municipal Dom Helder Camara, no Recife, o projeto dispõe como diretrizes fundamentais a difusão de princípios entendidos como essenciais para a formação de sujeitos que saibam refletir sobre o mundo e sobre as relações sociais vigentes. Princípios estes que contribuam, ainda que em longo prazo, para que as crianças público–alvo do projeto percebam as diferenças entre uma sociedade baseada no respeito e amor ao próximo e à natureza, sustentadas por uma nova forma de economia, a solidária e outra que valoriza o individualismo e transforma o sujeito em objeto de manipulação, em meras marionetes de um mercado voltado essencialmente ao fomento do consumo. Assim, o projeto Escola Solidária mostra-se como uma proposta inovadora regida por um princípio basilar de educação para a vida.

0 comentários:

O NECSO, um dos grupos de pesquisa da UFPE, criado em 2004 e devidamente registrado no Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq), vem trabalhando tendo como fio metodológico a combinação entre pesquisa e extensão. Trata-se de envolver professores (pesquisadores) e estudantes (pesquisadores em formação) na tarefa de implementar uma ação social – ao mesmo tempo em que seja desenvolvido um trabalho de avaliação dessa ação.

Contato: necsoufpe@gmail.com

Mural do NECSO!