terça-feira, 22 de abril de 2008

NECSO participa da I Conferência Estadual de Desenvolvimento Sustentável e Solidário

Entre os dias 08 a 10 de Abril aconteceu no Centro de Convenções de Pernambuco a Conferência Estadual de Desenvolvimento Sustentável e Solidário de Pernambuco, promovido pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, Ministério do Desenvolvimento Agrário/MDA e Conselho de Desenvolvimento Sustentável CDS-PE. Além destes houve o Apoio do Banco do Nordeste do Brasil/BNB, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, FETRAF, FETAPE, CESMAPE, Cáritas Regional Nordeste 2, MST e FUNDARPE.
A participação foi bastante representativa, com Jovens, Mulheres, Homens, Portadores de Necessidades Especiais, Quilombolas abrangendo as mesorregiões da Mata , Agreste, Sertão e Região Metropolitana do Recife.

Representações do PRORURAL, CONAB, e outras instâncias estaduais participaram e contribuíram para o debate acerca do Desenvolvimento Sustentável e Solidário. No dia 08 de Abril, houve a abertura com a presença do Governador Eduardo Campos, e as representações dos Movimentos Sociais.
No dia 09, houve a Palestra com Professor Jorge Tavares-UFRPE, e como grande encaminhamento para as atividades dos grupos, Prof Jorge enfatizou a preocupação com a escassez de alimentos, e por isso cada vez mais precisamos organizar e estimular a agricultura familiar, e garantir a segurança alimentar e nutricional. Participaram da mesa o Dr. José Coimbra Patriota-PRORURAL, Sra. Valéria Landim-ASA e Dr. Gutemberg Grangeiro-SARA e CDS-PE.
A condução das atividades foi feita de forma muito organizada, e parabenizamos a todos/as que integraram a equipe. O NECSO agradece a Sra. Edivânia Vidal-SARA e Hauridete Lima dos Santos-SDT que possibilitou a nossa participação, possibilitando nossa contribuição no debate sobre o documento da Conferencia Nacional. A temática Por um Brasil Rural com Gente: Sustentabilidade, Inclusão, Diversidade, Igualdade e Solidariedade. CONDRAF, dos quais foram feitas as contribuições organizadamente pelas temáticas em 06 grupos, nas respectivas:

- O Brasil Rural que Temos;
- O Brasil Rural que Queremos;
- Desenvolvimento Socioeconômico e Ambiental;
- Reforma Agrária e Recursos Naturais;
- Qualidade de Vida no Brasil Rural;
- Participação Política e Organização Social.

Ao conversar com Sr. Marcos Siqueira, Delegado Estadual e representante da AMUPE (Associação Municipalista de Pernambuco), ele citou sobre a importância desta conferência, e principalmente a representatividade da sociedade civil, associações, cooperativas, movimentos sociais, agricultoras/es como um grande enriquecimento para as políticas para a agricultura familiar no Brasil.
Foi feita a eleição dos delegados para a Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural que ocorrerá no dia 25 a 28 de junho de 2008, em Pernambuco, aguardando as delegações de todo o território nacional.
É preciso estabelecer um compromisso e luta pela segurança alimentar e participação de todas as etnias, gerações e gênero nos territórios rurais. E através dos princípios da Economia Solidária em contribuir para as dinâmicas sociais “na direção da democracia econômica” (Arroyo e Schuch, 2006, p.53), que conduzem ao reconhecimento dos espaços locais na superação do interesse individual, transpondo para o desenvolvimento comunitário e seus processos participativos de inclusão social.

Informações:

www.mda.gov.br/condraf
condraf@mda.gov.br

0 comentários:

O NECSO, um dos grupos de pesquisa da UFPE, criado em 2004 e devidamente registrado no Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq), vem trabalhando tendo como fio metodológico a combinação entre pesquisa e extensão. Trata-se de envolver professores (pesquisadores) e estudantes (pesquisadores em formação) na tarefa de implementar uma ação social – ao mesmo tempo em que seja desenvolvido um trabalho de avaliação dessa ação.

Contato: necsoufpe@gmail.com

Mural do NECSO!