sexta-feira, 4 de abril de 2008

NECSO PALESTRA PARA JOVENS EDUCANDOS DO MST

Em afirmativa ao convite do Programa Saberes da Terra do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) recebido pelo NECSO, nosso Pesquisador Éder Leão compareceu ao Seminário do Fechamento do Eixo Temático Prática de Economia Solidária na Agricultura, realizado no Centro Paulo Freire na cidade de Caruaru, no dia 03 de Abril.
Uma diversidade de jovens representando as várias regiões do Estado de Pernambuco (Sertão, Agreste, Zona da Mata, São Francisco e Região Metropolitana) participaram desse seminário apresentando trabalhos pesquisados e debatidos durante o curso.
O Saberes da Terra é um programa nacional de educação de jovens e adultos que busca fortalecer e ampliar o acesso e a permanência de jovens agricultores e familiares no sistema formal de ensino. O programa oferece oportunidades de escolarização para os agricultores que hoje estão excluídos do sistema formal de ensino. O programa é uma pareceria do Ministério da Educação e Cultura, através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, com estados e municípios.
Na parte da manhã do seminário foram apresentados trabalhos envolvendo temáticas diversas como: os princípios da economia solidária, cooperativismo, meio ambiente, formação, prática econômica, etc. A cada apresentação os jovens citavam poemas escritos por eles e também realizam encenações para dar as boas vindas a todos os convidados, foram momentos que dinamizaram o evento.
Um outro momento marcante para Éder Leão foi quando um jovem chamado Severino apresentava seu trabalho e comparou economia solidária como descoberta da vida.
Na parte da tarde o pesquisador Éder Leão apresentou a palestra Por uma Economia mais Solidária em Pernambuco, focando na história da Economia Solidária e seu desenvolvimento em Pernambuco, citando experiências como Cia. Harmonia/Usina Catende, ASSIM (Associação dos Produtores Agroecológicos e Moradores do Imbé, Marrecos e Sítios Vizinhos). Também falou sobre as articulações do FEPS-PE (Fórum da Economia Popular Solidária de Pernambuco) e sobre o Mapeamento dos Empreendimentos Econômicos Solidários realizado pela Incubacoop/UFRPE em parceria com a SENAES/MTE (Secretaria Nacional de Economia Solidária/Ministério do Trabalho e Emprego).
Ao final do seminário os jovens entoaram versos de um poema sobre a terra com verdadeira paixão (ver vídeo abaixo).

O NECSO aproveitou a ocasião para doar livros e revistas sobre economia solidária, agroecologia e trabalho para Biblioteca Manuel Correia de Andrade que fica no Centro Paulo Freire.

Maiores Informações sobre o MST:

www.mst.org.br
www.viacampesina.org

video

0 comentários:

O NECSO, um dos grupos de pesquisa da UFPE, criado em 2004 e devidamente registrado no Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq), vem trabalhando tendo como fio metodológico a combinação entre pesquisa e extensão. Trata-se de envolver professores (pesquisadores) e estudantes (pesquisadores em formação) na tarefa de implementar uma ação social – ao mesmo tempo em que seja desenvolvido um trabalho de avaliação dessa ação.

Contato: necsoufpe@gmail.com

Mural do NECSO!