sexta-feira, 25 de abril de 2008

Jovens com a "mão na massa"!

O "Projeto Escola Nova: juventude crítica, cidadania e economia solidária" é um projeto de extensão financiado pela Pró-Reitoria de Extensão da UFPE e realizado no Lar Fabiano de Cristo, no Bairro da Várzea, Recife (PE), desde 26 de fevereiro de 2008.
Este projeto é uma realização da educação não-formal/popular, aplicada a jovens oriundos de camadas populares a fim de, a partir do incentivo, da percepção da cidadania, do convívio em grupo e de um pensamento cada vez mais crítico, formar células multiplicadoras de atuação e intervenção sócio-comunitárias.
Através de encontros semanais, nos quais os educandos têm a oportunidade de se expressar e dialogar com os educadores, as dinâmicas são realizadas. Cada encontro é preparado a partir das demandas provindas dos jovens, com temas pré-definidos na elaboração do projeto de extensão (tais como democracia, direitos, grupos, relações sociais dos jovens, etc.). Buscando interagir com a instituição, de modo a se inserir no cotidiano local, o projeto como um todo e cada atividade realizada faz parte de um processo contínuo de formação dos jovens – cada encontro subseqüente é definido pelos resultados e reações do encontro anterior.
Parte-se, pois, do processo de formação de grupo, para que, coletivamente, se institua um “senso crítico comum”, e segue-se à elevação do pensamento crítico capaz de guiar as ações de cada indivíduo, incentivando, assim, uma organização que vise a uma intervenção na comunidade, a partir de problemas identificados nesta pelos jovens. Então, inicia-se reflexão acerca da validade dessa intervenção para, a partir dela, concluir se é viável ou não para um grupo semelhante lutar por seus interesses coletivos.

0 comentários:

O NECSO, um dos grupos de pesquisa da UFPE, criado em 2004 e devidamente registrado no Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq), vem trabalhando tendo como fio metodológico a combinação entre pesquisa e extensão. Trata-se de envolver professores (pesquisadores) e estudantes (pesquisadores em formação) na tarefa de implementar uma ação social – ao mesmo tempo em que seja desenvolvido um trabalho de avaliação dessa ação.

Contato: necsoufpe@gmail.com

Mural do NECSO!