quarta-feira, 13 de junho de 2007

Realizando Diálogos: Centro Sabiá e EcoOrgânica debatem sobre Feiras Agroecológicas na UFPE

O Núcleo de Economia Solidária da UFPE (NECSO) promoveu nesta quarta - 13 de Junho, das 9h40 às 12h - palestra sobre: Intervenções em agroecologia – Feiras Agroecológicas, proferida pelo Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá - representada pela técnica Mona Andrade e a Cooperativa de Produtores Familiares Orgânicos/EcoOrgânica - representado pelo Vice-Presidente da EcoOrgânica e agricultor familiar Almir Araújo (foto).

Este foi o segundo tema debatido no I Ciclo de Palestras sobre Economia Solidária e Agroecologia. A palestra teve início com a apresentação da Mona Andrade sobre a história, missão e ações do Centro Sabiá, principalmente no apoio técnico para ampliação e consolidação das áreas de agricultura familiar agroflorestal como também no apoio no desenvolvimento de Espaços Agroecológicos promovidos pelos empreendimentos da agricultura familiar em Pernambuco, entre estes Espaços estão: Espaço Agroecológico das Graças, Espaço Agroecológico de Boa Viagem, Feira Agroecológica de Serra Talhada, Feira Agroecológica de Triunfo, Feira Agroecológica de Bom Jardim, Feira Agroecológica de Palmares e Feira Agroecológica de Sirinhaém. Mona ressaltou as atividades de intercâmbios de conhecimentos, onde produtores de diferentes municípios de Pernambuco visitam experiências de outros produtores, esta ação promove interlocução entre estes produtores fortalecendo o sistema agroecológico e a difusão do seu conhecimento para a sociedade.

A segunda parte desta palestra, Almir Araújo apresentou uma breve história da EcoOrgânica, destacando as parcerias e a conjuntura atual, onde os próprios empreendedores estão administrando a cooperativa. Em seguida, ele contou sua história, de como começou e as motivações para continuar no caminho por uma economia mais solidária. Tendo começado junto com irmão aos 16 anos nas terras do pai - onde antes se plantava cana-de-açúcar. Hoje eles produzem hortaliças orgânicas, dentro dos princípios agroecológicos, e a renda que adquirem é maior do que se estivesse produzindo cana, tendo hoje melhores condições de vida, inclusive realizando investimentos importantes na ampliação de sua produção. Destacou ainda a realização do Espaço Agroecológico de Boa Viagem (aos sábados - 4h às 11h) e a Feira de Economia Solidária e Agroecologia da UFPE (às quartas - 5h às 13h), sendo estes importantes espaços de interação entre produtores e consumidores, essa relação ajuda a promover a agroecologia, pois os consumidores além de consumirem os produtos ficam bem mais tempo na Feira conversando, isso para o produtor é o que gratifica o trabalho de toda semana.

Após as apresentações, o público teve a oportunidade de interagir com os palestrantes, tirando dúvidas e até mesmo buscando realizar articulações para outras iniciativas e futuros projetos. Este diálogo permitiu que houvesse maior proximidade e entendimento sobre o tema agroecologia e promoção de feiras e espaços agroecológicos em Pernambuco, o palestrantes tiveram a oportunidade de trocar seus conhecimentos com um público diversificado (estudantes, professores e servidores universitários, gestores públicos, consumidores da Feira na UFPE).

No final foi apresentado um vídeo sobre uma experiência agroecológica, apoiada pelo Centro Sabiá, desde a produção e gestão do empreendimento até a sua comercialização nas Feiras e Espaços Agrocológicos locais ou outros municípios.

Para divulgar e melhor interagir os participantes, foi oferecido um lanche de produtos beneficiados da agroecologia (bolo de macaxeira, bolo de cenoura e suco de goiaba) - fornecido por empreendedoras da ASSIM, um dos grupos da Feira de Economia Solidária e Agroecologia da UFPE. Todos os participantes aproveitaram para além do lanche, conversar e se articular mais, trocando contatos e idéias.

Maiores Informações:

0 comentários:

O NECSO, um dos grupos de pesquisa da UFPE, criado em 2004 e devidamente registrado no Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq), vem trabalhando tendo como fio metodológico a combinação entre pesquisa e extensão. Trata-se de envolver professores (pesquisadores) e estudantes (pesquisadores em formação) na tarefa de implementar uma ação social – ao mesmo tempo em que seja desenvolvido um trabalho de avaliação dessa ação.

Contato: necsoufpe@gmail.com

Mural do NECSO!