quarta-feira, 20 de junho de 2007

Promoção da Qualidade de Vida, Saúde e Solidariedade em debate na UFPE


Qualidade de Vida, Saúde e uma Economia mais Solidária continuam no foco dos diálogos do I Ciclo de Palestras sobre Economia Solidária e Agroecologia, promovido pelo Núcleo de Economia Solidária da UFPE (NECSO).

Nesta quarta - 20 de Junho, das 9h40 às 12h - a entidade de fomento Centro Nordestino de Medicina Popular/CNMP, representado por Celerino Carriconde e o empreendimento solidário Centro de Saúde Alternativa da Muribeca/CESAM, representado por Giselda apresentaram sobre a temática da Medicina Natural e Fitoterapia para estudantes, professores, servidores da UFPE, UFRPE e UNICAP, jovens empreendedores, gestores públicos, militantes de movimentos sociais entre outros participantes interessados em conhecer e se envolver mais.

Celerino Carriconde dêu início a Palestra traçando um breve histórico do CNMP e a atividade de fitoterapia no País, inclusive na orientação e motivação do surgimento ao desenvolvimento do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra no Brasil. Outros pontos destacados por Celerino foram a segurança alimentar e a fitoterapia como políticas públicas, importantes para o fomento de projetos e pesquisas que promovam as plantas medicinais, fortalecendo o reconhecimento e a confiança em práticas populares e ecológicas. A fitoterapia estimula um trabalho de prevenção e promoção à saúde fundamentado numa concepção educativa que prioriza a cultura e o desenvolvimento das pessoas, valorizando o saber coletivo e estimulando a criatividade de indivíduos e grupos.

Na seqüência, Celerino apresentou um vídeo apresentando experiências com vários grupos atendidos pelas formações e ações realizadas pelo CNMP.

Em seguida, Giselda apresentou sua experiência como empreendedora e participante do CESAM como também o apoio, formação e incentivo dado pelo CNMP. Falou das dificuldades iniciais, onde havia mais de 30 mulheres, mas que devidos motivações pessoais, financeiras e conceituais muitas desistiram estando hoje formada por 6 mulheres que tem como maior motivação a possibilidade de repassar o conhecimento adquirido para outras pessoas, assim como fizeram com aproximadamente 28 jovens da Muribeca dentro do Programa Consórcio Social da Juventude, que tiveram passo a passo todas informações e práticas, desde a formação da "Farmácia Viva" até o beneficiamento das plantas medicinais em laboratório. Um destaque importante levantado por Giselda foi a participação do CESAM na Holanda, levadas por um Padre Holandês da Igreja Católica, atuante no bairro da Muribeca palestraram sobre a experiência delas e receberam financiamento para construção de seu laboratório. O CESAM é um dos grupos que participam da Feira de Economia Solidária e Agroecologia na UFPE, todas as quartas, inclusive estarão participando da FENNEART em julho (06 a 15 - Centro de Convenções - Olinda//www.fenneart.pe.gov.br)

Durante e depois da palestra o público participante teve muita liberdade em dialogar com Giselda e Celerino, facilitando a interação entre os diversos atores envolvidos no movimento por uma outra economia.

No final da Palestra foi oferecido um lanche de produtos agroecológicos beneficiados (bolos e sucos) feitos pelas mulheres da Associação dos Produtores Agroecológicos e Moradores do Imbé, Marrecos e Sítios Vizinhos (ASSIM), localizado em Lagoa de Itaenga. Um fato observado neste lanche é o grande interesse do público em não sair do local, pois além da comida, aproveitam para conversar, trocarem informações e saberes e realizar articulações importantes para a promoção e desenvolvimento da economia solidária e agroecologia em Pernambuco.


Maiores Informações:


Giselda (CESAM) - 3476.9420 / 3376-3130

0 comentários:

O NECSO, um dos grupos de pesquisa da UFPE, criado em 2004 e devidamente registrado no Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq), vem trabalhando tendo como fio metodológico a combinação entre pesquisa e extensão. Trata-se de envolver professores (pesquisadores) e estudantes (pesquisadores em formação) na tarefa de implementar uma ação social – ao mesmo tempo em que seja desenvolvido um trabalho de avaliação dessa ação.

Contato: necsoufpe@gmail.com

Mural do NECSO!