quinta-feira, 28 de junho de 2007

Oficinas de Comunicação, Protagonismo Juvenil e Economia Solidária em Lagoa de Itaenga

O Núcleo de Economia Solidária da UFPE (NECSO) está promovendo desde janeiro deste ano Oficinas sobre Comunicação Social, Economia Solidária, Gestão (Organização, Financeira, Mercado), Empreendedorismo e Elaboração de Projeto. Estas oficinas são ministradas pela Equipe de Formação do NECSO (Thiago Dias, Renata Holanda, Éder Leão, Sofia Leal e Larissa Almeida na zona rural de Lagoa de Itaenga – Mata Norte, com um grupo de 30 jovens. Este projeto surge da necessidade de se construir espaços de socialização e recriação que no “incentivo à fixação do jovem no campo” (WEISHEIMER, 2005) tem fomentado ações em prol do protagonismo juvenil.
As oficinas utilizam a metodologia de projetos de trabalho, pois possibilita de forma concreta a transformação da prática educativa fazendo a junção de teoria e prática conseqüentemente estabelecendo relações entre conhecimento e experiência (HERNÁNDEZ, 1998). Esta metodologia permitirá que os jovens sejam multiplicadores para outros jovens da zona rural de Lagoa de Itaenga e de outras associações, cooperativas e assentamentos rurais com base na agricultura familiar. As sessões de capacitação ocorrem na sede da ASSIM (Associação dos Produtores Agroecológicos e Moradores do Imbé, Marrecos e Sítios Vizinhos), em espaços abertos e no laboratório de informática da comunidade.

Por meio do uso de instrumentos tecnológicos: câmeras digitais, gravador de voz digital, computador registramos e realizamos as dinâmicas e atividades das oficinas, com intuitos apresentados de congruir para um movimento juvenil comunicativo.

As oficinas tem utilizado apostilas com os conteúdos abrangidos e materiais audiovisuais propostos aos temas das oficinas. Além de possibilitar o registro dos conteúdos e atividades desenvolvidas, os jovens estão recebendo um material com informações atualizadas e didáticas para introdução em economia solidária, protagonismo juvenil, gestão e elaboração de projetos.

Outro material utilizado e que está contribuindo muito para as ações do projeto são as publicações impressas e audiovisuais doadas pela Secretaria Nacional de Economia Solidária/Ministério do Trabalho (Economia Solidária Outra Economia Acontece! Cartilha da Campanha Nacional de Mobilização Social) e Secretaria da Agricultura Familiar/Ministério do Desenvolvimento Agrário (Política Nacional de Ater e Extensão Rural e Agroecologia).

As atividades das oficinas estão diretamente ligadas a Feira de Economia Solidária e Agroecologia na UFPE (inclusive com participação de alguns jovens), I Ciclo de Palestras sobre Economia Solidária e Agroecologia (cerca de 8 jovens estão vindo a cada palestra em busca de novos saberes) e Visitas Temáticas a outros grupos produtivos, permitindo aos jovens uma abrangência para sua formação.

Referência Bibliográfica:

HERNÁNDEZ, Fernando. Organização do Currículo por Projetos de Trabalho. 5ª edição – Porto Alegre, RS: Editora Artes Médicas, 1998.

WEISHEIMER, Nilson. Juventudes Rurais: mapa de estudos recentes. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2005.

0 comentários:

O NECSO, um dos grupos de pesquisa da UFPE, criado em 2004 e devidamente registrado no Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq), vem trabalhando tendo como fio metodológico a combinação entre pesquisa e extensão. Trata-se de envolver professores (pesquisadores) e estudantes (pesquisadores em formação) na tarefa de implementar uma ação social – ao mesmo tempo em que seja desenvolvido um trabalho de avaliação dessa ação.

Contato: necsoufpe@gmail.com

Mural do NECSO!