quarta-feira, 6 de junho de 2007

Mais de 100 pessoas assistiram a palestra sobre Segurança alimentar: Consumo Consciente como Política Pública

O Núcleo de Economia Solidária da UFPE (NECSO) promoveu esta manhã (06.06.2007) das 9h40 às 12h no anfiteatro do CCSA/UFPE a palestra sobre Segurança alimentar: Consumo Consciente como Política Pública dentro da programação do I Ciclo de Palestras sobre Economia Solidária e Agrocologia.

A palestra foi proferida por duas importantes entidades para movimento da economia solidária em Pernambuco - e no Brasil, a Cáritas Regional NE II, representada por Flávia Andreza de Souza - técnica social do Projeto de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) que atua na região do Semi-Árido, e o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), representado por Almir Xavier, que também participa do SAN junto com a Cáritas NE II.

Inicialmente a palestra deveria acontecer na sala B-03 do CCSA (com capacidade para até 50 pessoas), mas devido a resposta positiva da divulgação da palestra compareceram mais de 100 pessoas, entre estudantes, servidores e professores da UFPE, gestores públicos, assessorias de organizações da sociedade civil e empreendedores.

A Flávia (Cáritas NE II) e o Almir (MST) iniciaram com uma exposição sobre o que é a Cáritas NE II, pois se trata de uma entidade menos conhecida em relação ao MST, contudo a breve exposição (com uso de vídeo) apresentou com clareza os objetivos, os caminhos e as realizações da Cáritas NE II. Já o Almir também se apresentou ao público e falou da atuação do MST neste projeto junto com a Cáritas NE II, que inclusive possuem outros parceiros como: O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco (FETAPE), Movimento de Libertação dos Trabalhadores Sem Terra (MLST) e Comissão Pastoral da Terra (CPT).


Em seguida os palestrantes passaram a focar sobre o SAN como o público algo, objetivos, ações desenvolvidas e os resultados. Durante a exposição foram realizadas várias perguntas e intervenções, resultado da dialogicidade que os palestrantes promoveram junto ao público. Depois foram apresentadas fotos do local e do público que o SAN atua no semi-árido. Por fim, o público dirigiu perguntas e questionamentos aos palestrantes, sempre respondidas com clareza nas informações, mostrando a importância que um trabalho social pode envolver não somente a capacidade técnica de uma pessoa, mas também a emoção vivenciá-las.


Maiores Informações:

0 comentários:

O NECSO, um dos grupos de pesquisa da UFPE, criado em 2004 e devidamente registrado no Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq), vem trabalhando tendo como fio metodológico a combinação entre pesquisa e extensão. Trata-se de envolver professores (pesquisadores) e estudantes (pesquisadores em formação) na tarefa de implementar uma ação social – ao mesmo tempo em que seja desenvolvido um trabalho de avaliação dessa ação.

Contato: necsoufpe@gmail.com

Mural do NECSO!